Marketing Digital é um grupo de estratégias que objetiva promover uma marca na internet. Sua maior vantagem, se comparado ao Marketing Tradicional, é que ele possibilita uma rápida mensuração dos resultados.

Marketing Digital

Primeiramente, se você está lendo esse artigo é porque existem pelo menos, duas ideias flutuando em sua cabeça.

Na melhor das hipóteses, a primeira delas tem a ver com o fato de você já ter um negócio, mas não estar obtendo o resultado desejado.

A segunda, provavelmente, se refere ao fato de você estar cogitando a possibilidade de abrir o seu próprio empreendimento digital.

Viu só, como essa estratégia é fácil de ser compreendida? Ainda ficou com dúvidas? Então, continue a leitura!

Independentemente, de qual for o seu objetivo, saiba que o Marketing Digital existe para pessoas como você, que esperam solucionar respostas e vão em busca de conteúdos como esse, para resolver os seus problemas.


O que é Marketing Digital e como surgiu?

Você costuma utilizar a internet para procurar serviços ou produtos? Se a resposta for sim, saiba que essa é a realidade de pelo menos 75,5% dos internautas brasileiros, segundo a pesquisa Social Miner/2018.

A verdade é que a maioria de nós, faz pesquisas antes de efetuar uma compra, e geralmente, essa procura é feita remotamente.

Em função disso, o Marketing Digital nasceu para saciar essa necessidade coletiva, cuja crescente, tem invadindo o mundo todo, aumentando o faturamento de diversos segmentos.

Portanto, chamamos de Marketing Digital um conjunto de ações realizadas, a fim de promover um produto ou uma empresa (marca).

Esse sistema de promoções, nasceu no início da década de 90 e mudou o cenário tecnológico mundial. Afinal, as pessoas passaram a utilizar cada vez mais, seus dispositivos digitais, para fazer pesquisas e realizar compras.

No entanto, na prática, fazer Marketing Digital não é tão simples assim. Pois além de migrar o seu negócio físico, ou a sua ideia, para o universo online, é preciso trabalhar uma série de técnicas que realmente fazem o seu negócio alcançar os clientes certos!

Não há como negar que a internet possibilitou um alcance maior de clientes, porém, vale ressaltar que 60% do processo de compra é realizado antes mesmo do cliente finalizar o negócio.

Sabe o que isso quer dizer? Que a apresentação do seu empreendimento, o conteúdo oferecido ao visitante e o atendimento online – pode ser mais relevante para o cliente, do que o próprio produto/serviço e pode afetar as vendas.

E como fazer tudo isso dar certo?


Como fazer Marketing Digital?

Ainda que pareça que para fazer Marketing Digital seja preciso criar apenas um site e colocar o telefone e e-mail da empresa, saiba que a realidade é outra!

Existem alguns pilares do Marketing Digital que todo empreendedor de sucesso precisa conhecer e aplicar em seu negócio.

A seguir, confira os principais e entenda a real importância de cada um deles!

Marketing de Conteúdo

O primeiro é mais importante de todos é o Marketing de Conteúdo.

O conteúdo diz respeito a tudo aquilo que você tem de melhor para oferecer a sua audiência. Ou seja, através dele, você será capaz de atrair visitantes para o seu site, apresentar o seu trabalho e assim, convertê-los em clientes.

Entenda que para ter sucesso na internet é preciso consistência. Isso quer dizer que não basta criar um site, escrever uma carta de apresentação e esperar que os clientes te enviem milhares de pedidos de orçamento.

Na verdade, antes de ter um site, você precisa focar em ter um blog, pois através dele, seus clientes te encontrarão na rede.

Isso funciona da seguinte forma:

Quando o cliente tem uma dúvida, naturalmente, pesquisa no Google por uma frase referente ao problema. Exemplo: ‘como criar um site?’.

Para o empreendedor que trabalha com criação de sites, essa frase passa a se tornar sua palavra-chave (termo utilizado para que a rede de pesquisa, seja ela, Google, Yahoo ou Bing, encontre seu negócio na rede).

Sendo assim, será preciso trabalhar esse termo (e outros semelhantes) a fim de que quando o usuário digitar a frase no Google, automaticamente seu site apareça entre as primeiras sugestões.

Agora, entenda que existem MILHARES de sites que oferecem o mesmo serviço que você e a concorrência é alta. Então, como ser encontrado na multidão?

A resposta está na consistência do conteúdo!

Ao criar artigos, vídeos, infográficos e tudo o que for válido para educar, informar e atrair seus visitantes, você passa a ter mais relevância no Google, que por sua vez, considera o seu site/blog a melhor opção para indicar aos usuários.

Essa audiência, a que chamamos de autoridade na rede, demora para ser construída, mas funciona de verdade! Tanto que, sem ela raramente alguém consegue se sobressair em termos de tráfego orgânico (onde a empresa não precisa pagar publicidade para que o site apareça nas primeiras buscas).

Você pode fazer Marketing de Conteúdo através de:

  • Artigos para blog;
  • Vídeos no Youtube;
  • E-mail Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Newsletter;
  • E outros.

SEO

A segunda estratégia de Marketing Digital, mas não menos importante é o SEO (Search Engine Optimization), que em tradução literal significa: otimização de um site nos mecanismos de busca.

Portanto de nada adianta um conteúdo otimizado, se você não souber otimizar o seu site para que ele fique bem posicionado na rede.

Para se ter uma ideia, o Google utiliza mais de 200 variáveis para determinar se um site é relevante para estar nas primeiras posições – o que é muita coisa!

Para isso, é válida a contratação de um profissional qualificado, que saiba adequar as páginas do seu site aos critérios de SEO.

O SEO trabalha o on page e o off page de um site. Sendo que tudo o que for aplicado dentro do seu site, trata-se de otimizações on page, já as estratégias que estão fora do site, são off page – essas são ações de links externos para gerar tráfego através de sites parceiros.

Com esse super resumo já deu para entender o que é Marketing Digital e como ele é importante para fazer com que uma empresa cresça não é mesmo?

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