Marketing Digital é um grupo de estratégias que objetiva promover uma marca na internet. Sua maior vantagem, se comparado ao Marketing Tradicional, é que ele possibilita uma rápida mensuração dos resultados.

Marketing Digital

Primeiramente, se você está lendo esse artigo é porque existem pelo menos, duas ideias flutuando em sua cabeça.

Na melhor das hipóteses, a primeira delas tem a ver com o fato de você já ter um negócio, mas não estar obtendo o resultado desejado.

A segunda, provavelmente, se refere ao fato de você estar cogitando a possibilidade de abrir o seu próprio empreendimento digital.

Viu só, como essa estratégia é fácil de ser compreendida? Ainda ficou com dúvidas? Então, continue a leitura!

Independentemente, de qual for o seu objetivo, saiba que o Marketing Digital existe para pessoas como você, que esperam solucionar respostas e vão em busca de conteúdos como esse, para resolver os seus problemas.


O que é Marketing Digital e como surgiu?

Você costuma utilizar a internet para procurar serviços ou produtos? Se a resposta for sim, saiba que essa é a realidade de pelo menos 75,5% dos internautas brasileiros, segundo a pesquisa Social Miner/2018.

A verdade é que a maioria de nós, faz pesquisas antes de efetuar uma compra, e geralmente, essa procura é feita remotamente.

Em função disso, o Marketing Digital nasceu para saciar essa necessidade coletiva, cuja crescente, tem invadido o mundo todo, aumentando o faturamento de diversos segmentos.

Portanto, chamamos de Marketing Digital um conjunto de estratégias utilizadas, a fim de promover um produto ou uma empresa (marca).

Esse sistema de promoções, nasceu no início da década de 90 e mudou o cenário tecnológico mundial. Afinal, as pessoas passaram a utilizar cada vez mais, seus dispositivos digitais, para fazer pesquisas e realizar compras.

No entanto, na prática, fazer Marketing Digital não é tão simples assim. Pois além de migrar o seu negócio físico, ou a sua ideia, para o universo online, é preciso trabalhar uma série de técnicas que realmente fazem o seu negócio alcançar os clientes certos!

Não há como negar que a internet possibilitou um alcance maior de clientes, porém, vale ressaltar que 60% do processo de compra é realizado antes mesmo do cliente finalizar o negócio.

Sabe o que isso quer dizer? Que a apresentação do seu empreendimento, o conteúdo oferecido ao visitante e o atendimento online – pode ser mais relevante para o cliente, do que o próprio produto/serviço e pode afetar as vendas.

E como fazer tudo isso dar certo?


Como fazer Marketing Digital?

Ainda que pareça que para fazer Marketing Digital seja preciso criar apenas um site e colocar o telefone e e-mail da empresa, saiba que a realidade é outra!

Existem alguns pilares do Marketing Digital que todo empreendedor de sucesso precisa conhecer e aplicar em seu negócio.

A seguir, confira os principais e entenda a real importância de cada um deles!

Marketing de Conteúdo

O primeiro é mais importante de todos é o Marketing de Conteúdo.

O conteúdo diz respeito a tudo aquilo que você tem de melhor para oferecer a sua audiência. Ou seja, através dele, você será capaz de atrair visitantes para o seu site, apresentar o seu trabalho e assim, convertê-los em clientes.

Entenda que para ter sucesso na internet é preciso consistência. Isso quer dizer que não basta criar um site, escrever uma carta de apresentação e esperar que os clientes te enviem milhares de pedidos de orçamento.

Isso funciona da seguinte forma:

Quando o cliente tem uma dúvida, naturalmente, pesquisa no Google por uma frase referente ao problema. Exemplo: ‘como criar um site?’.

Para o empreendedor que trabalha com criação de sites, essa frase passa a se tornar sua palavra-chave (termo utilizado para que a rede de pesquisa, seja ela, Google, Yahoo ou Bing, encontre seu negócio na rede).

Sendo assim, será preciso trabalhar esse termo (e outros semelhantes) a fim de que quando o usuário digitar a frase no Google, automaticamente seu site apareça entre as primeiras sugestões.

Agora, entenda que existem MILHARES de sites que oferecem o mesmo serviço que você e a concorrência é alta. Então, como ser encontrado na multidão?

A resposta está na consistência do conteúdo!

Ao criar artigos, vídeos, infográficos e tudo o que for válido para educar, informar e atrair seus visitantes, você passa a ter mais relevância no Google, que por sua vez, considera o seu site/blog a melhor opção para indicar aos usuários.

Essa audiência, a que chamamos de autoridade na rede, demora para ser construída, mas funciona de verdade! Tanto que, sem ela raramente alguém consegue se sobressair em termos de tráfego orgânico (onde a empresa não precisa pagar publicidade para que o site apareça nos buscadores).

Você pode fazer Marketing de Conteúdo através de:

SEO

A segunda estratégia de Marketing Digital, mas não menos importante é o SEO (Search Engine Optimization), que em tradução literal significa: otimização de um site nos mecanismos de busca.

Portanto de nada adianta um conteúdo otimizado, se você não souber otimizar o seu site para que ele fique bem posicionado na rede.

Para se ter uma ideia, o Google utiliza mais de 200 variáveis para determinar se um site é relevante para estar nas primeiras posições – o que é muita coisa!

Para isso, é válida a contratação de um profissional qualificado, que saiba adequar as páginas do seu site aos critérios de SEO.

O SEO trabalha o on page e o off page de um site. Sendo que tudo o que for aplicado dentro do seu site, trata-se de otimizações on page, já as estratégias que estão fora do site, são off page – essas são ações de links externos para gerar tráfego através de sites parceiros.

Com esse super resumo já deu para entender o que é Marketing Digital e como ele é importante para fazer com que uma empresa cresça não é mesmo?

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