Será que usar o marketing para vender mais, realmente dá resultados? O que dizem as pesquisas sobre isso e como aplicar em seu negócio?

Marketing para vender mais: será que funciona?

Quando você quer gerar mais vendas em seu negócio, o que você faz?

Geralmente, as empresas criam campanhas promocionais, onde os preços dos produtos ou serviços são reduzidos, bem como, a margem de lucro. O que pode não ser uma boa proposta, se isso for feito em demasia.

Mas e se essas mesmas campanhas fizerem parte de um plano de marketing efetivo, onde cada ação é desenvolvida com base em uma estratégia? Será que usar o marketing para vender mais, realmente funciona?

Marketing Tradicional ou Marketing Digital?

Atualmente o marketing é dividido em duas vertentes:

  • Marketing Tradicional – Também chamado de Outbound Marketing, esse é o famoso processo de prospecção ativa, onde as empresas usam das propagandas de tv, rádio outdoors e panfletagem para tentar atrair os clientes. Ou seja, a empresa vai atrás do cliente, injetando informações em seu dia a dia, mesmo quando o cliente não está interessado pelo produto.
  • Marketing Digital – Nesse caso, utiliza-se das estratégias do Inbound Marketing, onde as empresas usam diversos canais online para atrair os clientes, por meio da entrega de conteúdo relevante, links patrocinados e SEO. Nesse caso, são os clientes que vão atrás da empresa, ora porque se identificam com a marca, ora porque querem aprender sobre o que a marca está falando na internet.

Um fato importante a se dizer a respeito dessas duas modalidades, é que ambas podem funcionar. Mas isso depende de diversas variáveis, inclusive, depende do público-alvo de cada segmento.

Por exemplo: Para uma lanchonete no centro da cidade, panfletar na hora do almoço em uma das esquinas mais movimentas do centro, pode funcionar muito mais, do que publicar um post nas redes sociais sobre a importância das comidas saudáveis.

No entanto, se a empresa for de tecnologia e está oferecendo um CRM diferenciado, não faz sentido usar panfletos em lugar algum. Mas criar posts para um blog, explicando como o serviço pode ajudar milhares de outras empresas a otimizar seus processos, certamente será mais fácil de gerar conversões.

Compreende como independentemente de como é feito, usar o marketing para vender mais faz todo o sentido?

Ainda não está completamente certo(a) sobre isso? Vamos aos números!

O que dizem as pesquisas sobre usar o Marketing para vender mais?

Vamos fomentar a ideia de utilizar o Marketing Digital, porque, além de ser mais barato, hoje em dia, é o mais fácil de fazer!

No Brasil, 58% das empresas que começaram a investir em Marketing Digital tiveram um aumento de até 20% nas vendas, já nos primeiros meses.

Porém, 18% das empresas entrevistadas, que adotam essa estratégia há mais de um ano, tiverem um aumento ainda maior, com uma taxa de 50%.

Portanto, quanto mais tempo se passa investindo em marketing, maior as chances de vender mais!

Além disso, o tempo revela aos empreendedores alguns aspectos importantes dentro das estratégias de marketing. Como por exemplo, saber definir o público-alvo, descobrir quais canais de comunicação usar e como segmentar as campanhas.

Ainda sobre as pesquisas realizadas em torno do uso constante de marketing para vender mais, a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, aponta que o investimento em marketing digital deverá crescer pelo menos 12% até 2021.

Ou seja, quem não investir, provavelmente vai vender menos!

Como usar o Marketing para vender mais?

Ok, agora que ficou comprovado que o marketing realmente ajuda a vender mais, como usá-lo para criar uma boa estratégia de vendas?

Primeiramente, é preciso conhecer sua Persona (cliente em potencial), a partir disso, será mais fácil fazer uma análise comportamental, a fim de definir uma boa campanha, seja nas redes sociais ou em outros canais.

Quando você sabe o que seus clientes gostam e o que esperam da sua marca, fica mais fácil antecipar suas ações, o que resulta em uma bela campanha de marketing.

Vamos as dicas de como usar o marketing para vender mais:

SEO

Supondo que você já esteja com um negócio online estruturado (tenha um site, um blog ou uma loja virtual), como fazer com que os clientes te encontrem na internet?

A resposta está no SEO.

O SEO é um conjunto de técnicas que objetivam otimizar suas páginas para os mecanismos de busca. Dessa forma, o seu site pode ser encontrado organicamente pelos os usuários. Ou seja, você não precisa pagar para aparecer.

Isso significa que para ficar entre as primeiras páginas do Google, por exemplo, é preciso deixar seu site com uma estrutura que facilite, tanto a usabilidade dos usuários, quanto a leitura dos algoritmos do Google.

Se você não souber nada a respeito das Técnicas de SEO, a melhor saída é contratar um profissional especializado, que poderá te ajudar a melhorar a resposta do seu site na internet.

Marketing de Conteúdo

Dentro do Inbound Marketing, a melhor estratégia para atrair e encantar clientes, é o Marketing de Conteúdo, que anda de mãos dadas com o SEO.

Para trabalhar o Marketing de Conteúdo você pode criar:

  • Artigos para blog;
  • Posts para redes sociais;
  • Ebooks;
  • Infográficos;
  • Vídeos.

O conceito dessa estratégia é entregar conteúdo relevante para atrair os visitantes para o seu site, e por consequência, vender mais!

As conversões deverão ser uma consequência de um bom serviço realizado. Por isso, vale a pena investir em um conteúdo que eduque e qualifique sua audiência.

A ideia é oferecer ajuda, solucionar um problema, ou simplesmente, demonstrar interesse pelas dores de seus clientes.

A partir disso, cria-se um vínculo afetivo, que aumenta a sua autoridade na internet, fortalece a imagem da sua marca e te ajuda a melhorar o faturamento.

Links patrocinados

Outra maneira de fazer marketing para vender mais, é investindo em links patrocinados.

Nesse caso, você precisa pagar para ser facilmente encontrado.

Atualmente, as duas redes de links patrocinados mais famosas são:

  • Google Ads – Oferece a rede de pesquisa e rede de display para que os usuários criem anúncios com palavras chave que sejam relevantes para seus negócios.
  • Facebook Ads – Dentro do Facebook existe a opção de patrocinar imagens, vídeos e publicações avulsas.

Ambas podem trazer bons resultados, mas novamente é preciso ressaltar, que se você não entende absolutamente nada sobre campanhas pagas, é preciso contratar uma consultoria, a fim de evitar o desperdício de dinheiro.

Agora que você sabe como começar a usar o marketing para vender mais, compartilhe essa ideia!

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