O Marketing de Conteúdo é a melhor estratégia para impulsionar o seu negócio na internet. Confira nosso artigo e descubra como aplicá-lo em sua empresa.

Marketing de conteúdoEm 2011 a HubSpot lançou um artigo que afirmava que empresas que publicavam conteúdo de maneira regular em seus blogs, atraiam 55% mais visitantes, se comparadas àquelas que não tinham o mesmo hábito.

No entanto em 2017, a HubSpot não só reafirmou essa teoria como, junto à outras pesquisas, revelou que o Marketing de Conteúdo promove 8x mais tráfego qualificado, 6x mais conversões e 3x mais leads.

O mais incrível disso tudo, é que fazer Marketing de Conteúdo é 62% mais barato, se comparado ao investimento necessário em Marketing Tradicional.

Portanto, aprender o que é e como usar o Marketing de Conteúdo, é algo importantíssimo para alavancar o seu negócio.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é a principal estratégia do Inbound Marketing (marketing de atração).

Ele consiste na produção de conteúdo relevante para a internet, visando impactar positivamente sua audiência.

Em outras palavras, existem diversas maneiras de atrair e educar o seu cliente (no que se refere a jornada de compra), por meio da entrega de conteúdo.

Existem diversos formatos de conteúdo que podem ser distribuídos em redes sociais, site institucional e blog.

Formatos de conteúdo

  • Artigos para blog;
  • Infográficos para blog, site e redes sociais;
  • Imagens e vídeos para redes sociais;
  • Vídeos para Youtube;
  • Banners para blog;
  • Artigos para LinkedIn;
  • Etc.

Vale ressaltar que cada um desses formatos corresponde àquilo que o visitante espera de cada plataforma. Por exemplo, no Instagram, as pessoas querem ver uma imagem atrativa, e uma boa descrição pode complementar o intuito da sua publicação.

Tudo o que é feito no Marketing de Conteúdo deve objetivar uma ação. Ou seja, o seu blog pode atrair visitantes para o seu site, que por sua vez, deseja converter o usuário em um cliente, e assim por diante.

Qual o principal objetivo do Marketing de Conteúdo?

O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é gerar tráfego orgânico.

Tráfego orgânico é uma modalidade de tráfego, onde os usuários da internet encontram o seu site ou blog, através dos mecanismos de busca – sem que você precise pagar publicidade para aparecer.

Em outras palavras, apesar de demandar mais consistência, pois os resultados ainda que expressivos, são mais lentospor meio do tráfego orgânico você aumenta o número de visitas do seu blog e consegue construir sua audiência na rede.

A maior diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, é que no pago você consegue atrair o público-alvo rapidamente.

Porém, os resultados só são expressivos, quando você investe em publicidade periodicamente.

Sem contar que a disputa pelo primeiro lugar do Google é bem concorrida, e existe um leilão onde quem paga mais, aparece em primeiro!

Portanto, para obter bons resultados através do tráfego pago é preciso investir muito, ter uma boa estratégia de anúncios e ter um site atraente que garanta as conversões.

Já através do Marketing de Conteúdo, você investe menos, aumenta sua credibilidade na rede, fortalece sua marca e garante resultados expressivos continuamente.

Como usar essa estratégia em seu negócio?

Depois de descobrir o que é Marketing de Conteúdo e qual seu principal objetivo, vamos as dicas de como usar essa estratégia para obter sucesso em seu negócio:

Identifique as dores do seu público-alvo e solucione o problema

Quando você vende um produto/serviço, deseja solucionar algum problema, certo?

Exemplo: Se você é um eletricista, oferece seus serviços para quem precisa solucionar algum problema com fiação elétrica.

Sendo assim, o primeiro passo para usar o Marketing de Conteúdo a seu favor, é identificar os problemas dos seus clientes, para criar uma boa estratégia de conteúdo que irá atrai-los para o seu negócio na internet.

No exemplo do eletricista, o ideal seria criar publicações com dicas e tutoriais que ensinem “como evitar um curto-circuito”, “o que fazer em caso de choque elétrico” etc.

Assim, as pessoas que precisam solucionar essas questões, vão buscar por elas no Google, que por sua vez, irá sugerir o seu conteúdo para ser consumido.

Utilize diversos formatos de conteúdo

Lembra que anteriormente apresentamos diversos formatos de conteúdo?

Quando você investe em diversos formatos, consegue alcançar um público maior.

Imagine que alguns de seus visitantes não goste muito de ler artigos, sendo assim, criar vídeos e infográficos pode impactar essa demanda de um jeito mais eficaz.

E você pode fazer isso com todos os formatos disponíveis, basta conhecer sua persona e entender quais são suas preferências.

Segmente seu público

Segmentar o público é uma maneira inteligente de usar o Marketing de Conteúdo para vender mais!

Isso porque, quando você consegue enxergar em que fase da jornada de compra o seu cliente está, fica mais fácil entregar um conteúdo que tenha uma linguagem apropriada para a situação.

Exemplo: No blog você deve publicar conteúdo para as 3 etapas do funil de vendas (topo, meio e fundo). Sendo que, o conteúdo de topo de funil é o mais importante, pois ele será responsável por atrair e educar os visitantes. Nos demais, você deverá construir uma linguagem que transite entre a identificação do problema e a tomada de decisão (quando o seu cliente já sabe que precisa do seu produto e está considerando comprar de você).

Tendo o público bem segmentado, você consegue aumentar as conversões, afinal, em cada etapa do funil poderão existir CTAS (chamadas para ação) convidando o seu visitante a realizar uma ação dentro do seu site (que pode ser preencher um formulário ou comprar um produto).

Conclusão

O Marketing de Conteúdo é a melhor maneira de garantir o sucesso do seu empreendimento na internet.

Para ter resultados consistentes, duradouros e manter um bom relacionamento com o cliente, é preciso investir em uma estratégia de qualidade!

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