Inbound Marketing pode ser definido por um conjunto de ações, que tem por objetivo atrair e converter clientes por meio da entrega de conteúdo relevante.

A saber que o Inbound Marketing, que se refere ao termo “Marketing de Atração”, tem como foco a atração, conversão e o encantamento de clientes, fica fácil entender os motivos de tanto alvoroço em torno dessa estratégia.

Primeiramente, vale ressaltar que dentre as empresas que já atuam na internet, utilizar o Inbound Marketing é sinônimo de melhorar a conexão com seu público-alvo, através das estratégias em mídias sociais, SEO e claro, Marketing de Conteúdo.

Isso porque, o Inbound abriga todos esses pilares de maneira sutil, pois diferentemente do marketing tradicional, não interrompe as pessoas com publicidade massiva e desconexa.

Afinal, é importante ressaltar que o papel do marketing de atração, é justamente o oposto. Onde através das transformações digitais, o cliente vai até as empresas de maneira orgânica, ora por curiosidade, ora por decisão de compra.

O que é Inbound Marketing?

Embora você já tenha alguma ideia de seu conceito, vamos sinalizar algumas características fundamentais do Inbound Marketing.

Sobretudo, porque ao tratar da criação e compartilhamento de conteúdo – como principal pilar para a existência do Marketing de Atração, é preciso esclarecer como isso é feito.

Portanto, dentro desse conjunto de estratégias, está a identificação de Persona (personagem fictício que corresponde ao que seria o perfil ideal de cliente para o seu negócio).

Essa identificação é feita por meio de uma série de pesquisas, relacionadas ao comportamento de seus clientes atuais. Ou seja, você pode considerar seus gostos pessoais, profissão, hobbies etc.

Nesse hiato, o intuito do Inbound Marketing é conquistar a permissão dos clientes, para que haja uma comunicação direta e a construção de um relacionamento duradouro.

Em outras palavras, essa estratégia diz respeito a ideia de atrair o cliente através da entrega de conteúdo relevante, e não mais, interrompê-lo (com uma propaganda de TV ou rádio, por exemplo).

Essa entrega deverá ser feita da seguinte forma:

  • Publicando artigos relevantes em seu blog (textos que qualifiquem a jornada de compra, informam e educam seu leitor);
  • Publicando posts nas redes sociais (frases motivacionais, imagens de qualidade e descrições coerentes com o seu serviço);
  • Criando vídeos no Youtube ou usando outras mídias (tutoriais, dicas e reviews são muito importantes para atrair novos clientes).

Benefícios do Inbound Marketing para o seu Negócio

E por que o Inbound Marketing pode ser vantajoso para a sua empresa?

Sobretudo, porque esse tipo de estratégia está em total sintonia com o comportamento do consumidor mundial.

Principalmente, o brasileiro, que cada vez mais, faz compras online.

Para se ter uma ideia, quase 70% da jornada de compra dos consumidores brasileiros, é feita através da internet. Portanto, suprir essa necessidade se faz mais do que necessário, para obter bons resultados em seu empreendimento.

Em função disso, vale ressaltar que para ser lembrado e estar entre as primeiras opções de seus clientes futuros, nada melhor do que construir uma boa estratégia de Inbound Marketing para sua empresa.

Ademais, existem outros benefícios fáceis de citar em torno do Marketing de Atração. Como por exemplo:

  • Aumento na autoridade;
  • Reconhecimento de marca;
  • Alinhamento dos times de venda e marketing;
  • Baixo investimento com campanhas e anúncios;
  • Alto engajamento entre os concorrentes;
  • Geração de leads qualificados (cliente em potencial);
  • Aumento no retorno sobre o investimento.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que o Marketing de Atração tem como principal objetivo, alcançar os clientes quando estão iniciando suas pesquisas, referente a determinado serviço ou produto.

Sendo que, seu papel é oferecer conteúdo de qualidade, para informar, educar e convencer diversos usuários, em possíveis clientes.

Essa tem sido uma das melhores formas de aumentar o faturamento e melhorar o reconhecimento de uma marca dentro da internet.

E você já começou a trabalhar essa estratégia dentro do seu negócio?

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