Redes sociais para negócios: Conheça os principais motivos de investir nas mídias para garantir o sucesso do seu empreendimento. 

Redes sociais para negóciosUma pesquisa realizada pela MarketingSherpa – organização que estuda profissionais de marketing, revelou que 95% dos jovens americanos, com idade de até 34 anos, seguem suas marcas favoritas nas mídias sociais.

Contudo, pelo menos 70% da população distribuída nos demais grupos etários, também confirmam seguir suas marcas prediletas nas mídias.

Embora a pesquisa tenha sido feita nos EUA, o Brasil tem apresentado o mesmo comportamento.

Por aqui, a maior parte da população passa em média até 9 horas navegando nas redes sociais.

Esse estudo revelou a importância das redes sociais para negócios, visto que, boa parte da população mundial tem acessado a internet, com o intuito de efetuar novas compras regularmente.

Quais as vantagens das redes sociais para negócios?

Não é de hoje que o comportamento do consumidor tem apresentado mudanças.

Na verdade, a jornada do consumidor muitas vezes começa pelas redes sociais, quando ele procura por informações em perfis comerciais, como as páginas do Facebook ou Instagram, por exemplo.

Diante disso, aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo avanço tecnológico, é um meio de garantir o aumento no faturamento e o tão sonhado reconhecimento de marca.

Dentre as principais vantagens das redes sociais para negócios, temos:

  • Aumento no tráfego – Através das mídias sociais você consegue levar visitantes para conhecer o seu site profissional. Essa estratégia é ideal para quem vende serviços e produtos, pois é um meio de intermediar a comunicação entre sua empresa e um cliente em potencial.
  • Aumento de autoridade – A autoridade diz respeito a sua presença na rede, sobretudo, como o Google e outros sites de buscas te enxergam em meio aos concorrentes. Quando você tem um site, mas não possui nenhum perfil nas mídias sociais, fica difícil criar conexões entre sua marca e os clientes. Além disso, a construção de uma autoridade, fortalece os vínculos da empresa com os consumidores, que estão sempre atrás de novas ofertas, promoções e serviços.
  • Reconhecimento de marca – Quando você passa a ser reconhecido, as pessoas começam a confiar na credibilidade da sua marca, e começam a comprar de você. A grande vantagem de ter um perfil nas redes sociais, é que através da sua presença digital, é possível firmar sua existência de maneira concreta.
  • Mensuração dos resultados – Nada melhor do que poder mensurar os resultados de campanhas pagas, ou mesmo, de ações promocionais. As mídias sociais te permitem visualizar em tempo real, o retorno sobre o investimento. Ou seja, você consegue avaliar se está ganhando ou perdendo dinheiro, toda vez que investe em marketing digital através das redes.

Passo a Passo para começar a usar as redes sociais para negócios

A seguir, confira algumas dicas de como trabalhar as redes sociais para negócios:

Estudo de Persona

Primeiramente, você precisa identificar o seu público-alvo, sobretudo, quem é o seu cliente em potencial.

Muitos empresários cometem o erro de querer vender para todo mundo. Mas na realidade, não é assim que funciona.

Conhecer sua persona é primordial para montar uma estratégia qualificada no Marketing Digital.

Para identificar sua persona, você pode realizar pesquisas online, pesquisas presenciais etc. E é fundamental que dentro dessas pesquisas, você saiba:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Estado Civil;
  • Sem tem filhos;
  • Profissão;
  • Média salarial;
  • Hobbies.

São essas questões que te ajudarão a criar um personagem semifictício (Persona). E com base nessas informações, você redirecionará suas campanhas com uma linguagem mais assertiva, potencializando as chances de vender!

Explore as redes sociais

Agora que você já tem o perfil da sua persona, precisa conhecer as características das redes sociais.

Quando você começa a explorar as redes, passa a entender como elas funcionam e consegue descobrir onde é que seu público-alvo se encontra.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas femininas, pode explorar o Facebook e o Instagram e verificar qual é o engajamento de mulheres com lojas que também vendem roupas femininas.

Geralmente, a força do Instagram para lojas de departamento é muito alta! Afinal, o Instagram é uma rede voltada para imagens e vídeos, onde é possível criar uma vitrine virtual para expor os produtos.

Mas nada impede que as pessoas estejam procurando por produtos no Facebook. Por isso, é importante sair da bolha, e ir atrás das pessoas que poderão vir a comprar de você.

Espionar os concorrentes

Essa etapa é primordial para que você consiga ter sucesso nas redes sociais.

Observar o que seus concorrentes estão fazendo, vai te ajudar a definir uma estratégia ainda mais completa!

Você pode verificar quais são os conteúdos mais curtidos, comentados etc. Bem como, precisa se atentar as reclamações de clientes, afinal, você precisa ser melhor do que o concorrente.

Criar conteúdo regularmente

Agora que você já conhece o comportamento do seu cliente e já sabe o que seus concorrentes estão fazendo nas mídias, precisa entregar conteúdo relevante para sua audiência.

A entrega do conteúdo é fundamental para nutrir um bom relacionamento com os consumidores da sua marca.

Para isso, invista em:

  • Posts com dicas e tutoriais no Facebook;
  • Imagens de alta resolução no Instagram;
  • Chamadas para Ação com links para o seu Blog, no Twitter;
  • Vídeos promocionais no Facebook e Instagram.

Conclusão

Para usar as redes sociais para negócios você precisa planejar suas ações de marketing com dedicação.

Além disso, é claro que uma ajuda profissional e qualificada pode engajar ainda mais seus perfis comerciais, garantindo resultados expressivos em pouco tempo.

Portanto, comece agora mesmo e explore todas as oportunidades disponíveis nas redes.

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